DIA DO TRABALHO: uma reflexão sobre o futuro do servidor público

publicado em - 16/05/2022 Canal de Notícia Alternate Text

Esse 1º de maio, DIA DO TRABALHO, não deve ser apenas para comemorações, mas também de reflexões sobre as perdas e vitórias que tivemos ao longo dos anos. Enquanto na cidade o Sindsepa (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araras) se mobiliza no avanço de novos direitos para a categoria, em Brasília o Governo Federal atua na destruição da carreira pública.

O presidente Jair Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes, buscam eliminar a função social do Estado com a sua reforma administrativa que até o momento foi barrada, mas segue como meta do Governo, proposta essa que trará uma série de prejuízos aos serviços públicos e à população em geral.

Bolsonaro e seus aliados trabalham na extinção de cargos já existentes, na redução do número de servidores concursados e no aumento das funções comissionadas, ou seja, sobrará corrupção e faltarão direitos para os brasileiros motivo pelo qual realizamos uma série de mobilizações e conseguimos brecar por enquanto essa loucura.

Essa Reforma pretendida abrange os servidores e empregados públicos da União, dos Estados e dos Municípios, em todas as esferas: Executivo, Legislativo e Judiciário. Porém, mantêm os privilégios de algumas elites com a exclusão de militares, magistrados e os membros do Ministério Público, ou seja, só ataca os cargos mais baixos, assegurando as mordomias de quem recebe acima do teto, mantendo a distância entre os maiores e os menores salários.

Você deve estar se perguntado: mas eu aqui em ARARAS serei afetado pela Reforma que o Bolsonaro quer fazer?
A resposta é sim, pois os grandes prejudicados pela reorganização serão os 6,5 milhões de funcionários municipais, dados apontam que são 57% da máquina pública, contra 33% dos Estados e a apenas 10% da União.

Outro fato que vale a pena ressaltar é que os trabalhadores do Município possuem os menores salários, sendo a média de R$ 2,9 mil. Enquanto a do servidor federal é de R$ 10 mil e estadual R$ 5 mil.

Mas nem tudo está perdido, estamos mobilizados em Brasília com a nossa Federação e representantes no Legislativo que conseguiram segurar essa sandice, nossa luta é constante e precisamos do apoio de todos.

Estamos de olho e vamos continuar fiscalizando e nos mobilizando para que mais nenhum direito seja perdido.
Nesse DIA DO TRABALHO parabenizamos você servidor que é o responsável pelo funcionamento de Araras, não importam as adversidades arregaça as mangas para trabalhar com destreza pela manutenção da cidade, faz e acontece.

Muito obrigada pelo seu trabalho e não se esqueçam JUNTOS SOMOS FORTES!