Logo Cut Logo Fetam

Sindsepa Araras - Sindicato dos Servidores Publicos Municipais de Araras

Notícias

Prefeitura reforma CAEE Ettore Zuntini após representação do SindSepa ao Ministério Público do Trabalho em março de 2024

publicado em - 26/06/2025 Canal de Notícia Alternate Text

A Prefeitura de Araras realizou melhorias e adequações no prédio do CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado Ettore Zuntini) após denúncia apresentada pelo SindSepa ao Ministério Público do Trabalho em março de 2024. A atuação do Sindicato apontou condições insalubres no ambiente escolar, com infiltrações, vazamentos e alagamentos que afetavam diretamente salas de aula e banheiros.

De acordo com a representação protocolada à Justiça, a situação era considerada inadequada para o trabalho dos profissionais da educação e para o atendimento dos alunos da rede pública. "Tentamos diversas vezes resolver com a administração, mas o Governo não deu importância ao fato". 

A denúncia do SindSepa incluiu registros de que, desde 2021, a direção do CAEE solicitava manutenções estruturais, especialmente nos telhados, sem retorno da administração municipal. O prédio apresentava bolor, mofo e forte odor causado pela umidade nas paredes, comprometendo a saúde de servidores e estudantes. A exposição prolongada a esse ambiente foi classificada como fator de risco, o que motivou a atuação do Ministério Público do Trabalho.

Sindicato também denunciou a ausência de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), vencido há vários anos, e a inoperância do sistema de combate a incêndio, cuja bomba d’água não funcionava e as mangueiras estavam ressecadas. Além disso, não havia formação de brigada nem treinamento para evacuação em caso de emergência. As intervenções só foram iniciadas após a formalização da denúncia, o que evidenciou a omissão do poder público diante das condições relatadas desde o início da gestão passada.

SindSepa segue trabalhando em prol da categoria e fiscalizando as condições laborais dos servidores. "Estamos atentos, nunca nos calamos ou mudamos de lado. Essa é mais uma vitória do Sindicato em prol dos trabalhadores e população ararense. JUNTOS SOMOS FORTES."





Imagem anexada a denúncia: 


Após a reforma: