Atestado de incompetência da gestão da Secretaria Municipal de Educação
publicado em - 22/05/2024
Canal de Notícia
A diretoria do SindSepa reuniu-se com representantes da SME (Secretaria Municipal de Educação) para tratar da situação dos funcionários de apoio das escolas (monitores educacionais). O encontro ocorreu na última sexta-feira (17).
É importante ressaltar que a categoria, como todos sabem, está defasada há anos, necessitando de concurso para contratação de novos funcionários efetivos e de valorização salarial. Um dos pontos da reunião foi a precarização da função por meio das contratações terceirizadas e por processo seletivo, que causa a rotatividade de funcionários e a queda na qualidade do serviço oferecido à população.
Lembrando que em pauta estão as escolas e os funcionários que trabalham com crianças bem pequenas e com necessidades especiais, função esta que exige conhecimento e preparo. É fato conhecido que, por opção da atual gestão municipal, não foram mais realizados concursos para esse cargo, causando sobrecarga nos profissionais que se mantiveram na função.
Também é importante ressaltar que, em julho do ano passado, a SME iniciou um processo de remoção dos monitores que atuavam junto a crianças com deficiência nas EMEIs e EMEFs, destinando-os ao trabalho nas creches, mesmo contra a vontade desses servidores e dos pais ou responsáveis, que temiam pela quebra do vínculo estabelecido entre o monitor e a criança.
Já naquele momento, o SINDSEPA se posicionou contra a remoção desses servidores, apesar do poder discricionário da Prefeitura, por entender que esse tipo de ação é uma falta de respeito com o servidor que sempre é quem vai “carregar o piano” quando as manobras irresponsáveis da administração não derem certo.
E, para surpresa de ninguém, em menos de um ano, os monitores educacionais efetivos estão sendo novamente removidos para as EMEIs e EMEFs, numa clara declaração de ingerência da Secretaria Municipal de Educação, ou seja, estão voltando para onde nunca deveriam ter sido tirados se existisse uma gestão séria e preocupada com o bem-estar dos funcionários e dos alunos atendidos.
Fica aqui, mais uma vez, nossa indignação com a situação da precarização dos funcionários de apoio e o grito: NÓS AVISAMOS! O SINDSEPA jamais irá compactuar com os devaneios de uma gestão que não respeita o servidor e nem a população!