Campanha Salarial 2022: proposta com reivindicações dos servidores é protocolada
publicado em - 09/03/2022
Canal de Notícia
A proposta de reajuste salarial dos trabalhadores foi protocolada pelo Sindsepa (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araras) hoje (9) junto ao Governo. A pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2022 foi aprovada pela categoria em Assembleia.
O valor aprovado pelos servidores foi de 14,50%, votado em Assembleia na noite de ontem (8), quando os trabalhadores públicos também debateram as demandas de cada departamento enviadas previamente ao Sindicato por meio dos canais oficiais.
Na Assembleia os servidores puderam se manifestar sobre os itens elencados na pauta de reivindicações e representantes das secretarias e autarquias apontaram outros que prontamente foram debatidos e incluídos pela direção Sindical no documento protocolado ao Governo.
Para o Sindsepa a participação de todos no debate da Campanha Salarial 2022 é muito importante, pois juntos podemos discutir as demandas de cada departamento. “Os trabalhadores se manifestaram e fechamos nossa pauta, como sempre fizemos. Nós não decidimos nada, sempre respeitamos a vontade da maioria em todas as decisões”.
A partir de agora o Sindicato aguarda a abertura da mesa de negociações para agendar uma nova Assembleia com a categoria e expor a proposta apresentada pelo Governo para juntos tomarmos a decisão.
Diferente de outros municípios da região, mesmo com a pandemia da Covid-19, os servidores públicos de Araras tiveram sua Data-Base respeitada nos últimos anos e a direção sindical acredita que o Governo fará uma proposta coerente, que contemple a inflação de 2021, perdas salariais e reajuste do vale alimentação.
JUNTOS SOMOS FORTES!
Pauta de reivindicações aprovada na Assembleia Geral
FUNCIONALISMO GERAL
1º) Plano de carreira: implantação imediata
2º) Equiparação salarial dos serventes poder Executivo com do poder Legislativo
3º) Entrega Regular de Equipamentos Individuais de Segurança (EPI’S) à todos os trabalhadores, além de orientação aos servidores quanto ao uso
4º) Alterações no Estatuto dos Servidores (Lei 31/13), artigo 134: excluir do Inciso I os itens IX e XI (acordado ano anterior impedido pela vigência Lei 173/20)
5º) Alteração da Lei 31/13 – contemplar os servidores que completarem 40 anos de serviço público municipal com nova sexta parte (acordado ano anterior impedido pela 173/20)
SERVIDORES SECRETARIA MUN SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA CIVIL
6º) Pagamento do adicional de periculosidade aos agentes de trânsito, conforme NR 16 (já discutido em 2021 e aceito pelo governo)
7º) Fornecimento de uniforme aos GCMs (desde 2021 não foram entregues)
SERVIDORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE
8º) Pagamento de insalubridade 40% para os trabalhadores da saúde e que estão no atendimento primário (enquanto perdurar pandemia)
9º) Piso Salarial dos Agentes Comunitários e Endemias, conforme Legislação Federal
10º) Entrega de Uniformes ao ACS
11º) Realizar redimensionamento da rede de saúde
12º) Levantamento dos servidores afastados nos últimos 3 meses por COVID-19
13º) Mudança de referência dos enfermeiros de S-26 para S-28
SERVIDORES DA SECRETARIA MUNICIPAL SERVIÇOS PÚBLICOS
14º) Entrega constante de EPIs aos coletores (luvas próprias, uniforme e calçado)
SERVIDORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
15º) Adequar o piso salarial dos professores substitutos (está abaixo piso nacional);
16º) Adequar hora trabalhada Coordenador pedagógico do EJA (24 hs x 40 hs)
17º) Contratação emergencial de monitores educacionais
18º) Entrega de EPIS nas unidades escolares
19º) Respeito a PME quanto ao número máximo de alunos nas salas de aula
20º) Adequações nas unidades escolares quanto as condições dos locais de trabalho, proporcionando aos servidores condições de exerceram suas funções com dignidade
21º) Secretários de escolas: Readequação Salarial – Referencia “6” para Referencia “8”
SAEMA:
22º) Entrega urgente de uniformes
23º) Melhora na manutenção dos veículos
TCA:
24º) Entrega urgente de uniformes
25º) Manutenção adequada dos ônibus
26º) Reposição das Lavadoras de Ônibus
FINANCEIRO
- 27º) Reposição das perdas salarias no período de 2021/2022 – totalizando 14,50%
- 28º) Aumento do valor do vale alimentação para R$ 350,00, devido ao grande aumento de preços dos alimentos no ano de 2021.