Logo Cut Logo Fetam

Sindsepa Araras - Sindicato dos Servidores Publicos Municipais de Araras

Notícias

VOLTANDO AS ESCOLAS, VOLTA TUDO AO NORMAL?

publicado em - 15/01/2021 Canal de Notícia Alternate Text

Com o objetivo de ouvir a Secretaria Municipal de Educação e conhecer os planos da possível retomada de aulas, os representantes do SindSepa se reuniram com a Secretária da Educação na manhã de ontem (14/01). O assunto tratado foi a volta presencial às aulas e o ensino híbrido.

A secretária expôs que a primeira medida a ser tomada é uma consulta a toda comunidade escolar sobre o tema.  Em seguida, os professores retornariam diretamente para uma formação envolvendo os protocolos sanitários e o ensino híbrido.  Os demais servidores da Educação também deverão participar dessa formação. O retorno presencial dos alunos deverá ocorrer após o dia 22/02, seguindo ainda o critério de número reduzido de alunos por turma.

Infelizmente, conhecendo a realidade de nossas unidades, a constante falta de funcionários, agora agravada pelo afastamento dos funcionários que fazem parte do Grupo de Risco à Covid-19, e preocupados com a segurança dos professores e demais servidores da Educação, os representantes do sindicato observaram diversas fragilidades nesse plano e levantaram algumas questões como: há Equipamentos de Proteção Individual (máscaras, luvas e mesmo termômetro) para atender a todos?  Haverá nova testagem de todos os servidores da pasta?  A Secretaria de Saúde fará a fiscalização das Unidades Escolares para verificar o cumprimento dos protocolos de saúde?  O Ensino Híbrido não trará sobrecarga de trabalho aos professores?

Diante desses questionamentos e da real rotina de trabalho que será possível realizar nesse contexto, o sindicato defende que a Volta Presencial às Aulas ocorra apenas quando todos os professores e funcionários forem vacinados, pois a existência de uma estrutura de Ensino Remoto permite que as atividades educativas sejam retomadas, sem prejuízo à saúde dos servidores.

Paralelo à isso, solicitamos uma reunião com o secretário de Saúde de Araras, para saber o protocolo do município quanto a esta volta, reunião esta, que até a presente publicação, não havia sido agendada pelo mesmo.

Sabemos que a Educação Municipal atende uma parcela da população (bebês, crianças, adolescentes) que, comprovadamente, pode estar contaminada e assintomática, trazendo um risco enorme às outras pessoas que vão conviver com elas no espaço escolar. E quem irá garantir que os protocolos de segurança biológica serão seguidos corretamente e não apenas criados para “cumprir tabela”?

O esforço conjunto deveria ser com relação a pressionar o governo (estadual/federal) a reconhecerem a importância das escolas vacinando prioritariamente os servidores da Educação.

E RESPONDENDO À QUESTÃO QUE INICIOU ESSE TEXTO: NÃO! NÃO PODEMOS ASSUMIR QUE TUDO VOLTARÁ AO NORMAL COM A VOLTA DAS ESCOLAS, POIS NÃO PODEM SER ESQUECIDAS AS MUITAS VIDAS PERDIDAS E O RISCO QUE AINDA VIVEMOS SEM UMA IMUNIZAÇÃO ATRAVÉS DA VACINA!


"Juntos Somos Fortes!"

Comentários

  • publicado por - Márcia Regina Rodrigues

    Obrigada a todos do sindicato que estão lutando por todos nós servidores públicos.

Endereço: Rua Senador Lacerda Franco, 204 - Centro
CEP 13600-160
Tel: (19) 3542-6479