SindSepa repudia mudança do sistema de escala dos Guardas Civis Municipais
publicado em - 08/05/2018
Canal de Notícia
O SINDSEPA sempre preocupado em lutar pelos direitos e bem-estar dos servidores públicos municipais de Araras vem a público manifestar seu REPÚDIO a MUDANÇA DO SISTEMA DE ESCALA DOS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS feita pelo secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Marcos Buzolin Gonçalves, de forma AUTORITÁRIA E SEM OUVIR o SINDICATO e a CATEGORIA.
Já é de conhecimento do SINDSEPA e de todos os GCM´s, que o antigo sistema de escala já FUNCIONAVA HÁ MAIS DE 20 ANOS na Guarda Civil Municipal, com o objetivo de proporcionar um maior tempo de descanso aos GCM´s para que eles possam permanecer mais tempo com a seus familiares.
No sistema anterior, acordado entre os próprios integrantes da Guarda Civil Municipal, era possível que eles programassem uma viagem ou passassem pelo menos um final de semana por mês com os seus familiares.
Agora com a vinda do novo secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, a escala foi alterada, sem nenhum diálogo com a categoria e nem mesmo com o SINDSEPA.
Ao tomar conhecimento do assunto, o SINDSEPA consultou os Guardas Civis Municipais e confirmou que a maioria (mais de 100) é a favor da manutenção da escala anterior. Mesmo assim, o novo Secretário de Segurança, não deu abertura para negociação e continua irredutível aumentando a cada dia o descontentamento dos GCM´s com o novo horário exigido pelo secretário.
Buscando uma solução para o impasse, a diretoria do SINDSEPA procurou o Chefe do poder Executivo no dia 28 de março de 2018, que se comprometeu encaminhar a situação para secretário, documento esse, que de acordo com levantamento já foi enviado ao secretário, e até o momento o mesmo não se manifestou. Atualmente o Secretário prefere dificultar a convivência dos Guardas com seus familiares, pois além de mudar a escala, ainda obriga os GCM´s a trabalharem acima das 12 horas, de acordo com sua vontade.
Na reunião com os diretores do SINDSEPA, o prefeito sinalizou que era possível manter a escala como antes, para preservar o convívio familiar dos Guardas Civis o que não aconteceu.
O Secretário se nega a receber os diretores do SINDSEPA para uma reunião sobre essa mudança. Por isso, reforçamos: REPUDIAMOS TAL PRÁTICA e lutaremos para que a escala volte a ser como antes, preservando o direito dos GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS que arriscam suas próprias vidas em defesa da população ararense, também tenham a oportunidade de permanecer mais tempo com seus familiares.
OUTROS PROBLEMAS
O SINDSEPA também está apurando outras denúncias referentes a precarização do serviço público e de descaso para com os Guardas Civis Municipais, que vêm sofrendo com a falta de uniformes, coturnos e até mesmo trabalhando com armamentos obsoletos e em situações de risco.
Os direitos precisam ser respeitados e isso SINDSEPA vai exigir, pois para proteger nossa população, os Guardas precisam estar protegidos e com equipamentos que lhes garantam executar suas atividades com segurança.
Não toleramos práticas anti-sindicais!
"Juntos Somos Fortes!"