Sindicato denuncia condições precárias de trabalho em secretarias municipais e autarquia TCA
publicado em - 05/11/2025
Canal de Notícia
Nesta quarta-feira, (05/11) o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais realizou uma série de visitas a diferentes secretarias da Prefeitura e na autarquia TCA para verificar as condições de trabalho dos servidores. O que foi constatado em diversos setores é alarmante e evidencia o descaso da administração com a saúde e a dignidade dos trabalhadores e, consequentemente, com a qualidade dos serviços prestados à população.
No CAM Antônio Casadei (na av. Zurita), espaço que atualmente abriga várias secretarias, a principal reclamação é o calor extremo. As divisórias instaladas para aproveitar melhor os espaços têm elevado significativamente a temperatura interna. Embora existam aparelhos de ar-condicionado, os mesmos permanecem desligados, o que levanta suspeitas sobre a segurança da rede elétrica, que não suportaria a carga dos aparelhos. Sem alternativa, servidores recorrem a ventiladores e outros equipamentos levados de casa para tornar o ambiente minimamente suportável. Sem falar nos extintores de incêndio vencidos!
No Terminal Urbano da TCA, a situação não é diferente. As más condições de infraestrutura saltam aos olhos. Os banheiros dos vestiários — especialmente o masculino — apresentam goteiras e intenso mofo. Na cozinha, o forro cede acima da mesa de refeições dos trabalhadores, resultado da infestação de pombos. O risco de contaminação e de doenças transmitidas por aves é motivo de grande preocupação.
A Secretaria de Serviços Públicos também expõe seus trabalhadores a sérios perigos. Durante a visita, foram encontrados galões de combustível armazenados dentro da sala administrativa, sem qualquer tipo de isolamento ou medida de segurança, o que representa um grave risco de incêndio e à integridade física de quem atua no local.
Já no CAEE Étore Zuntini, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, o problema está na água consumida e utilizada na unidade. O reservatório, que aparenta estar comprometido, encontra-se sem tampa e sem escada interna, não recebe limpeza adequada e já não oferece água potável. A escola tem sido obrigada a comprar galões de água para o consumo dos servidores e alunos, mas as atividades de higiene e preparo de alimentos ainda utilizam a água contaminada. Aves pousam na borda do reservatório, agravando a situação. O problema já havia sido apontado pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE), porém nenhuma providência efetiva foi adotada até o momento.
As situações encontradas revelam o pouco caso da administração municipal com as condições de trabalho dos servidores públicos. Quando a Prefeitura não valoriza seus servidores, demonstra também desrespeito com a população que depende desses serviços essenciais. Mesmo diante de tantas dificuldades, os trabalhadores continuam exercendo suas funções com empenho e comprometimento.
O Sindicato encaminhará todas as denúncias e registros das visitas às respectivas secretarias e autarquia TCA, exigindo providências imediatas para garantir ambientes de trabalho seguros, salubres e dignos.
Vejam algumas fotos das visitas:
CAM ANTÔNIO CASADEI:



VESTIÁRIOS SERVIDORES DO TERMINAL URBANO TCA:


COZINHA/REFEITÓRIO TERMINAL URBANO TCA:

SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS - AV ZURITA
.jpg)
CAEE ETORE ZUNTINI: