Sindicato se opõe à concessão de transporte público em Araras

publicado em - 25/10/2024 Canal de Notícia Alternate Text

O SindSepa reafirma a sua posição contrária à proposta de concessão do TCA (Transportes Coletivos de Araras) para a iniciativa privada, conforme consta no Projeto de Lei Complementar nº 18/2024, encaminhado pelo prefeito Pedrinho Eliseu à Câmara Municipal.

A proposta foi protocolada pelo prefeito no apagar das luzes de um dos piores governos da história de Araras, como uma das últimas tentativas de entregar mais um bem público à iniciativa privada, como já ocorreu com o Pronto-Socorro da Santa Casa e a UPA.

O Sindicato, que já havia se manifestado contra esforços semelhantes nos últimos anos, acredita que a privatização do transporte coletivo pode trazer impactos negativos para os trabalhadores do setor e para os milhares de usuários do sistema.

Ressalta-se que uma eventual concessão prejudicaria mais de 400 famílias que dependem dos empregos oferecidos pela T C A, com riscos de demissões e precarização das condições de trabalho.
Em 2019 e 2020, a administração municipal já havia apresentado projetos para autorizar a concessão da autarquia à iniciativa privada, mas as propostas não avançaram.

Para o SindSepa, a gestão pública eficiente do transporte é a melhor maneira de garantir a qualidade do serviço e manter tarifas acessíveis à população. “A privatização pode comprometer o atendimento aos usuários, visto que uma empresa privada teria o lucro como objetivo principal, o que poderia resultar em aumentos tarifários. Nunca foi apresentado um projeto de recuperação da autarquia, um projeto para beneficiar a população e oferecer um transporte público de qualidade”, afirmou o presidente do Sindicato José Raul dos Santos.

Com a proposta de tramitação na Câmara, o SindSepa se prepara para intensificar sua mobilização contra o projeto de lei e pede o apoio dos servidores e da população para juntos, preservarem a autarquia.