Sindsepa cobra respeito e melhores condições de trabalho aos colaboradores do TCA

publicado em - 16/03/2023 Canal de Notícia Alternate Text

Sindsepa (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araras) cobra da direção do TCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras) respeito aos colaboradores, condições de trabalho adequada e organização nas escalas.

As condições de trabalho na TCA estão de mal a pior, como se não bastasse a situação precária dos ônibus, os servidores que trabalham na função de cobrador, estão trabalhando até sem caixinha para colocar dinheiro, tendo que viajar em pé nos ônibus e manusear o dinheiro de forma precária, correndo o risco de ter problemas de saúde, pois, não estão em um local adequado e seguro para desenvolver sua atividade.

De acordo com relatos dos funcionários, os ônibus novos que foram anunciados possuem apenas a pintura em ordem, as demais condições dos veículos estão precárias, trazendo riscos para os passageiros e funcionários.

Como se não bastasse os relatos acima, o Sindsepa foi informado de que os ônibus estão parando por falta de combustível, o que traz revolta aos passageiros que acabam descarregando a indignação nos funcionários.

Desrespeito aos colaboradores

Outro grande problema apontado pelo Sindicato é que a autarquia não está respeitando às 11 horas de descanso entre uma jornada e outra como preconiza a legislação trabalhista.
Para o Sindicato a postura da direção da autarquia tem causado grandes prejuízos aos trabalhadores que nunca sabem quando vão ser incluídos nas escalas. “Os servidores têm o direito de se programarem, eles possuem vida particular”.

É importante ressaltar que em reuniões realizadas anteriormente com o Sindsepa a direção do TCA se comprometeu a organizar escalas semanais para que os seus colaboradores pudessem se organizar, porém não estão cumprindo o acordado e fazendo programações diárias. “Mudam e nem avisam os servidores, prática que tem causado diversos prejuízos à categoria”.

O Sindicato espera que a autarquia tenha uma escala semanal, no mínimo, e organização para que o servidor seja avisado com antecedência caso precise alterá-la. “Está na hora do TCA pensar nos seus colaboradores e respeitar quem se empenha diariamente na autarquia”.