Carta Aberta: Acúmulo de lixo e a responsabilidade da Administração Municipal

publicado em - 02/08/2024 Canal de Notícia Alternate Text

Nos últimos dias, a população de Araras tem observado um preocupante acúmulo de lixo nas ruas e o atraso na coleta domiciliar. Esta situação tem gerado desconforto e preocupação entre os cidadãos, que merecem um esclarecimento sobre as causas desse problema.

Através do Sindicato que representa os servidores públicos municipais, especialmente os coletores de lixo, viemos a público esclarecer a realidade enfrentada por esses profissionais.

A coleta de lixo em nossa cidade está, de fato, atrasada e ocorrendo de forma precarizada. Contudo, é crucial ressaltar que essa responsabilidade não recai sobre os coletores, mas sim sobre a administração municipal.

A Prefeitura de Araras tem disponibilizado caminhões compactadores antigos, sendo o último adquirido em 2016. Desde então, não houve novas aquisições, o que resultou em uma frota obsoleta e insuficiente para atender a demanda da cidade. Atualmente, dos oito caminhões destinados à coleta, quatro encontram-se quebrados.

Devido ao uso excessivo e à condição sucateada dos veículos, estes não suportam mais reparos, apresentando falhas semanais que impedem a realização de um serviço eficiente.

A administração municipal está ciente deste problema, que persiste desde 2017, mas infelizmente, não tomou medidas eficazes para solucioná-lo. Esta negligência afeta diretamente a qualidade de vida dos cidadãos e o trabalho dos coletores, que se esforçam diariamente para manter a cidade limpa, apesar das condições adversas. Esses heróis também são obrigados a operar em condições deploráveis e sem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para a segurança no trabalho.

Diante desta situação, o Sindsepa apresentou uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho, relatando as condições inadequadas enfrentadas pelos coletores de lixo. Esta ação visa assegurar a proteção dos direitos dos trabalhadores e pressionar a administração municipal a tomar as medidas necessárias para resolver este grave problema.

É inaceitável que a prefeitura trate com descaso tanto a população quanto os trabalhadores, ignorando suas responsabilidades e negligenciando a necessidade de investimentos básicos em infraestrutura. A falta de ação da administração municipal é um claro desrespeito ao bem-estar dos cidadãos e à dignidade dos servidores públicos.

Pedimos à população de Araras que reivindique seus direitos a serviços públicos de qualidade, direcionando suas cobranças às autoridades competentes. É fundamental que a Prefeitura adquira novos veículos, implemente uma manutenção adequada para garantir uma coleta de lixo eficiente e contínua, além do fornecimento dos EPIs necessários para garantir uma coleta de lixo eficiente e contínua.

Expressamos, ainda, nosso apreço e respeito pelos servidores da coleta, reconhecendo o empenho e dedicação destes profissionais que, mesmo diante de tantas dificuldades, continuam a desempenhar suas funções com comprometimento.

Atenciosamente,
SindSepa - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araras