SindSepa alerta para crescimento do assédio moral na Prefeitura de Araras

publicado em - 20/06/2024 Canal de Notícia Alternate Text

O SindSepa (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araras) registra um aumento nas denúncias de assédio moral dentro da administração municipal. Apesar da existência de legislações específicas para reprimir essa prática, como a Lei Municipal 4.239/2009 e a Lei 31/2013, os casos de abuso continuam frequentes em várias secretarias e autarquias.

Um fato recente chamou atenção: uma servidora está sendo submetida a um processo administrativo após protestar, como mãe, contra as péssimas condições da merenda em uma manifestação numa escola da rede. Mesmo o movimento ocorrendo fora do horário de trabalho, a administração municipal instaurou um processo contra ela, o que o SindSepa considera um ato tirano e repressivo desse governo que despreza a categoria.

Segundo as denúncias dos trabalhadores, muitos chefes, tanto efetivos quanto comissionados, têm demonstrado falta de preparo e arrogância no relacionamento com os funcionários. “Convocamos todos a não se calarem e a procurarem o Sindicato para registrar suas queixas”.

O assédio moral manifesta-se de várias maneiras e afeta diferentes setores, sendo caracterizado por qualquer conduta abusiva que, por repetição ou sistematização durante a jornada de trabalho, atente contra a dignidade ou integridade psíquica do servidor, expondo-o a situações humilhantes e constrangedoras.

O SindSepa reitera seu compromisso de proteger os direitos dos servidores e não aceitar condições de trabalho degradantes. O Departamento Jurídico do Sindicato está investigando as denúncias e preparando ações legais para assegurar que todos sejam respeitados em seus locais de trabalho. “Incentivamos todos os servidores a denunciarem abusos e se unirem na luta por um ambiente laboral mais digno”.

Juntos somos fortes!