SindSepa denuncia péssimas condições de trabalho dos coletores em audiência com Ministério Público do Trabalho

publicado em - 18/06/2024 Canal de Notícia Alternate Text

Diante da atual falta de diálogo com a Prefeitura, o SindSepa (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araras) procurou o Ministério Público do Trabalho (MPT) de Campinas para discutir as condições laborais degradantes na coleta de lixo da cidade. Em audiência realizada no último dia 6 de junho, por videoconferência, foram debatidas as dificuldades enfrentadas e as deficiências na estrutura disponibilizada pela administração municipal.

Os representantes da Prefeitura informaram que a coleta de lixo requer pelo menos sete caminhões compactadores em operação, mas atualmente só possuem oito veículos no total, sendo que frequentemente um ou mais estão em manutenção, fato que só ressalta a falta de gestão.

Por outro lado, o Sindicato apontou a necessidade urgente de renovar a frota, lembrando que a última aquisição de caminhões ocorreu em 2016. Além disso, para agravar ainda mais a situação, destacaram problemas também na distribuição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como uniformes, capas de chuva e protetor solar.

A audiência foi presidida pelo Procurador do Trabalho, Paulo Penteado Crestana, que sugeriu um novo encontro entre o Sindicato e a Prefeitura até o dia 6 de julho de 2024, para monitorar a situação e buscar soluções viáveis. Uma nova audiência foi agendada para o dia 9 de agosto de 2024.

O SindSepa está atento às necessidades dos servidores e ao descaso deste Governo com a categoria, como a falta de estrutura básica, produtos de limpeza e higiene nos locais de trabalho. “Não vamos aceitar isso, continuaremos denunciando até que todos tenham seus direitos respeitados. Vamos até as últimas instâncias. JUNTOS SOMOS FORTES”.