Logo Cut Logo Fetam

Sindsepa Araras - Sindicato dos Servidores Publicos Municipais de Araras

Notícias

Reajuste dos servidores: na calada da noite...

publicado em - 31/03/2020 Canal de Notícia Alternate Text

Como nos velhos tempos da (triste) história política de Araras, na noite de 30/03 para a madrugada do dia 31/03, os vereadores de Araras votaram em sessão extraordinária os projetos de reajuste dos servidores públicos e do vale alimentação.

Todos os projetos foram aprovados.  Porém, o presidente da Câmara fez uma emenda modificando a entrada em vigor da lei que recompõe as perdas salariais referentes a 2019. Apesar da secretária da fazenda garantir que a Prefeitura está em condições de honrar o que foi acordado durante as negociações com o Sindicato, Jacovetti condicionou a entrada em vigor da Lei para uma data incerta, ou seja, para o fim da situação de calamidade no munícipio, que ninguém pode prever quando acontecerá.

Os servidores (da saúde, da segurança, da limpeza urbana e outros) que estão na linha de frente de combate ao Coronavírus, que nessa pandemia estão expostos para atender nossa população, não terão a recomposição das perdas inflacionárias, direito garantido pela Constituição Federal e pelo Estatuto dos Servidores porque, os senhores vereadores não respeitaram a nossa data-base.

Com a emenda dos nobres vereadores (Jacovetti, Felipe Beloto, Du Segurança, Pedrão Eliseu, Apolari, Baiano, Jackson e Anete), a data de entrada em vigor da lei é incerta, o que gerará perdas inflacionárias a quem está na linha de frente para atender a população.

Agradecemos os votos contrários a emenda dos vereadores Marcelo, Regina e Deise, que entenderam não ser no reajuste do servidor a válvula de escape da Prefeittura.

Acreditamos que as emendas violam a competência institucional da iniciativa privativa do prefeito, sendo que houve ofensa aos princípios da legalidade e separação dos poderes.  Não pode ser lícito ao Poder Legislativo, no exercício de sua função primordial, apresentar emendas aos projetos de lei de iniciativa exclusiva do Executivo.

O assunto não termina aqui!     

Pedimos ao prefeito que vete a aberração capitaneada pelos 8 vereadores que votaram favorável a esta emenda, sob pena de termos que procurar o Judiciário para garantir o direito a recomposição salarial das perdas inflacionárias.

É da iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo lei de criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração, bem como que disponha sobre regime jurídico e provimento de cargos dos servidores públicos.

Cabe uma reflexão: cortesia com chapéu alheio é fácil! Deem o exemplo senhores vereadores e diminuam seus salários, enquanto durar o estado de calamidade.

Endereço: Rua Senador Lacerda Franco, 204 - Centro
CEP 13600-160
Tel: (19) 3542-6479