Palestra no Unar aborda “Aposentadoria no Magistério”

publicado em - 14/09/2023 Canal de Notícia Alternate Text

A Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, em parceria com o SindSepa (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araras), realizou uma palestra para os professores da rede municipal de Araras, com o tema “Aposentadoria no Magistério”. O evento foi realizado na noite desta terça-feira (12), no Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” (Unar) e contou com mais de 300 participantes.

Os profissionais de educação da rede municipal participaram da palestra com o objetivo de serem informados sobre aposentadorias e pensões, principalmente após as atualizações das regras da previdência.

Todos os professores presentes receberam um material com as informações emitidas pelo palestrante. “Sempre foi um grande questionamento a questão da previdência. [...] Essa formação acrescentará muito na vida pessoal de todos”, destacou a diretora e secretária-geral do SindSepa Eliana Ferreira Lopes.

A dirigente sindical ressalta ainda a importância dos servidores participarem dos eventos indicados ou organizados pelo Sindicato. “São temas que influenciam diretamente na vida dos trabalhadores, motivo pelo qual incentivamos a participação de todos nas qualificações e palestras”, afirmou.

Confira os tópicos abordados no evento:
- Aposentadoria por incapacidade permanente.
- Aposentadoria para portadores de deficiência.
- Aposentadoria especial – exposição a agentes químicos, físicos e biológicos.
- Aposentadoria especial – regra de transição.
- Aposentadoria compulsória.
- Regra especial de transição.
- Regra especial de transição para professores.
- Regra especial de transição (direito adquirido).
- Regra de transição 1 – pontos.
- Regra de transição 1 – Pontos  – § 9º.
- Regra de transição 2 – Pedágio.
- Regra geral de aposentadoria para “novos servidores”.
- Regra geral de aposentadoria para “novos servidores” – professores.
- Pensão por morte.

Com informações da Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Araras