Estivemos agora pela manhã (26/01) na EMEI Paulo Roland Lordello onde uma equipe esteve realizando desinfecção do local devido ao grande número de casos suspeitos de Covid. Toda a equipe escolar está afastada. Já são dois casos positivos (Informação atualizada: já são 3 casos confimados até agora (14:44 hs do dia 26/01/21).
Mesmo com essa situação, a prefeitura (Secretaria da Educação, Serviço Médico) mandou retornar a essa escola duas funcionárias de grupo de risco: uma hipertensa e uma lactante! Essas funcionárias, como tantos outros, foram convocadas a retornar ao local do trabalho ANTES de passar por nova perícia médica, o que contraria todas as orientações de segurança no trabalho.
Nem testes estão sendo realizados antes desses funcionários retornarem, situação agravada pelo possível surto que ocorreu na Unidade Escolar. Ainda assim a escola não está fechada. Entendemos que a Vigilância Epidemiológica já deveria estar atuando. Que garantia temos que, após a volta presencial de alunos, professores e funcionários, a Vigilância fará a fiscalização?
A situação da pandemia em nosso município está cada vez pior! Estamos preocupados com a saúde e segurança dos servidores da prefeitura municipal e também com a nossa população. Lembramos que os funcionários que estavam na escola tiveram contato com vários pais de alunos que foram até a unidade tirar dúvidas ou apresentar documentos. Essas pessoas correram um grande risco de serem contaminadas e isso faz com que a situação fique ainda mais grave em nossa cidade, pois não há como mensurar o número de pessoas que tiveram contato com os funcionários da escola.
Após a visita, estivemos em reunião com a administração da prefeitura e apontamos o nosso posicionamento sobre a volta ao trabalho dos funcionários de grupo de risco. Houve o entendimento de que esses funcionários não podem retornar ao local de trabalho sem passar por nova perícia. Assim que agendada a perícia, o funcionário deve se apresentar no serviço médico para ser reavaliado e retornar ou não ao trabalho, dependendo de sua condição de saúde.
Reafirmamos: somos contra a volta as aulas sem a vacina, pois defendemos a segurança dos trabalhadores e da nossa população.
Segue fotos da visita à Unidade Escolar:




