Terceirização da TCA: prejuízos para os servidores e para população

publicado em - 11/10/2023 Canal de Notícia Alternate Text

Não é de hoje que o Governo tem sucateado uma das mais sólidas autarquias do Município, a TCA (Serviço de Transportes Coletivos de Araras) com o objetivo de privatizá-la.

Recentemente a administração pública firmou contrato para alugar ônibus com a justificativa de que essa ação reduziria o número de horas extras dos trabalhadores, economizaria com manutenção e diminuiria o consumo de diesel e peças, uma vez que esses custos seriam de responsabilidade da contratada.

Contudo, basta verificar os números que claramente a informação é errônea, pois em agosto/2021 - antes da celebração do contrato de aluguel -, o consumo de combustível e lubrificantes era de R$ 282.070,50 e o de peças para manutenção girava em torno de R$ 129.781,60.

Em dezembro/2021, após a celebração do contrato de aluguel, os valores ao invés de reduzirem, tiveram um aumento. Os números apontam que foi gasto com combustível e lubrificantes a quantia de R$ 392.081,91, ou seja, 39% de aumento, valores esses que não deveriam ser pagos pela autarquia.

Já em litros de diesel, foi consumido em Nov/2022 - 100.000 litros, Dez/2022 - 98.000 litros, Jan/2023 - 82.000 litros, Fev/2023 - 100.000 litros, Mar/2023 - 172.000 litros, Abr/2023 - 192.000 litros, nos períodos mais críticos onde os ônibus estavam parando nas ruas por falta de manutenção tiveram os maiores gastos da empresa.

Em meio a todo esse caos, propositalmente, a frota da TCA foi colocada de lado, deixada em local aberto e sem nenhum tipo de cobertura, com exposição ao sol e chuva ocasionando a deterioração dos veículos.

Enquanto isso, foram geradas várias comunicações de horas-extras dos trabalhadores da autarquia para manutenção dos veículos alugados, manutenção essa que deveria ter sido realizada pela empresa proprietária dos ônibus.

Todo esse descaso com o dinheiro público, com a justificativa de que a empresa cedeu 28 ônibus para o TCA e teriam manutenção e abastecimento por conta da autarquia e não pagariam nada por essa cessão.

Se não bastasse todo esse descaso, há ainda relatos de funcionários com várias situações estranhas envolvendo pneus, galões de diesel, recebimento e compra de combustíveis.

É importante lembrar que o atual presidente da TCA deixou bem claro na audiência pública que desde que assumiu autarquia, a Prefeitura não fez nenhum repasse para o TCA que não fosse pelo transporte realizado, isso mostra que a empresa sempre foi sustentável e consegue atingir seu objetivo mantendo a tarifa social preconizada na Lei de criação da Empresa em 1984.

Diante dos fatos fica claro que a empresa é autossustentável e que parece estar sendo sucateada para justificar sua terceirização. Tudo isso sem citar o descaso com os nossos servidores, o que só acende o sinal de alerta em relação as reais intenções dos responsáveis por todo esse caos.

Mesmo diante das perseguições e ameaças vamos continuar trabalhando e denunciando os desrespeitos e assédios realizados com nossos trabalhadores.

Pelo bem dos serviços públicos e pela nossa estimada população, não vamos nos acovardar, vamos intensificar a luta, por um ambiente de trabalho digno e por melhores condições. JUNTOS SOMOS FORTES!